quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

10 dicas para cabelo cacheado/crespo masculino

Assumir o cabelo crespo/cacheado tem se tornado cada vez mais comum entre os rapazes, e tanto para quem decidiu parar de alisar quanto para quem simplesmente resolveu deixar o cabelo crescer vêm as dúvidas de como cuidar dos cabelos da maneira correta para deixá-los saudáveis e bonitos.
Os cuidados com os cabelos cacheados e crespos são um pouco diferentes dos cabelos lisos, desde a lavagem à finalização. Há quem diga que os cabelos cacheados dão trabalho, porém, com o passar do tempo esses cuidados viram hábito e são feitos com muita facilidade.






1- Identificar seu tipo de cabelo.


Os cabelos podem ser lisos, ondulados, encaracolados e crespos e os cuidados variam de um para outro, é importante identificar o seu tipo de cabelo para cuidá-lo da maneira correta. Se você ainda não sabe, CLIQUE AQUI para descobrir o seu tipo de cabelo.


2- Usar produtos próprios para o seu tipo de cabelo.

É muito importante usar produtos próprios para cabelo crespo e cacheado pois eles são desenvolvidos para manter a forma e a saúde dos fios, tratando desde a lavagem até a finalização. Cabelos cacheados e crespos tem uma necessidade maior de óleos e hidratação já que são naturalmente ressecados porque a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar até as pontas por conta do formato espiralado dos fios.

3- Nunca desembaraçar os cabelos secos.


Os cachos perdem a forma quando são penteados secos e ficam mais suscetíveis à quebra. Recomenda-se que o cabelo seja desembaraçado no banho, quando houver condicionador ou máscara de hidratação nos fios.


4- Usar os produtos na ordem certa.

Muitas pessoas tem dúvidas na hora de lavar, hidratar e condicionar os fios e faze-los na ordem errada pode prejudicar a eficácia dos fios. A ordem correta dos produtos é: no primeiro momento vem o shampoo para limpar os fios e abrir as escamas, logo após o shampoo vem a máscara de tratamento para cuidar da parte interna dos fios, e por fim o condicionador para fechar as escamas que foram abertas pelo shampoo.

5- Finalizar da maneira correta.


A finalização é relativa de pessoa pra pessoa e varia de acordo com o tipo de cacho, mas no primeiro momento, esqueça a lenda de que a quantidade de finalizador deve equivaler a uma moeda de um real. Cabelos cacheados tendem a precisar de uma boa quantidade de finalizador para manter sua forma. Após finalizar os fios, sacuda a cabeça para todas as direções, isso fará com que os cachos se separem e definam melhor, além de dar mais movimento aos cachos.

6- Não molhar todos os dias.


Ao contrário do que muita gente pensa, os cabelos cacheados e crespos não devem ser molhados todos os dias pois isso fragiliza os fios e pode gerar outros problemas como proliferação de fungos. uma boa finalização com os produtos certos pode manter os cabelos arrumados por mais tempo.

7- Lavar no máximo duas vezes por semana.


Os cabelos crespos tendem a ressecar com mais facilidade e o uso constante do shampoo pode danificar os fios, principalmente os shampoos com sulfato. O recomendado é que se lave de uma a duas vezes por semana com shampoo, de acordo com o tipo dos fios (cabelos mais crespos devem ser lavados com menos frequência). Uma alternativa para o shampoo é o condicionador para Co wash, que higieniza os fios suavemente respeitando a hidratação natural do couro cabeludo.

8- Abusar dos óleos.


Como foi dito anteriormente, o formato espiralado dos cabelos cacheados e crespos dificulta a passagem da oleosidade natural do couro cabeludo até as pontas, por isso é sempre bom usar óleos vegetais para fazer umectação (usar óleo vegetal da raiz até as pontas algumas horas antes de lavar os fios), na finalização ou para potencializar a máscara de tratamento.

9- Nunca lavar os fios com água quente.


A água quente resseca muito os fios, prejudica sua estrutura, causa oleosidade excessiva no couro cabeludo, caspa, entre outros problemas... Lave os cabelos sempre com água fria pois isso ajuda as cutículas a se manterem seladas e bonitas.

10-Hidratar pelo menos uma vez na semana


Para manter o cabelo macio e com brilho, apenas shampoo e condicionador não é suficiente. É fundamental hidratar pelo menos uma vez por semana com máscara de tratamento.

E por fim - Aceitar a textura do seu cabelo.


É muito importante entender que todos os cabelos são diferentes e que NÃO EXISTE CABELO RUIM. Os cabelos possuem suas características próprias e é preciso aceitá-las e entender que nossa diversidade é positiva e bela, não há um tipo de cabelo melhor que o outro. lisos, ondulados, cacheados e crespos, todos são igualmente bons.


Agora que já sabe os cuidados que seu cabelo precisa, é só meter a mão na massa e deixar esse cabelo cada vez mais estiloso.

2 comentários: