quinta-feira, 19 de janeiro de 2017

Quer combater o ressecamento? Conheça a "Umectação Capilar"

Seu cabelo está seco, áspero ou com frizz excessivo?

Os cabelos crespos e cacheados são naturalmente mais secos, pois a oleosidade natural do couro cabeludo não consegue chegar até as pontas. Então como suprir essa necessidade natural de mais óleo? Aplicando óleo diretamente nos fios! 
Veja aqui a forma certa de se fazer, óleos corretos a se usar e benefícios à saúde dos cabelos.





O que é umectação?

É uma técnica que utiliza óleos para nutrir os cabelos, ela traz benefícios incríveis, principalmente pra quem têm o cabelo tipo 4. Acaba sendo uma opção muito boa e bem baratinha, já que geralmente se tem óleos em casa. 
Se você ainda não sabe o tipo do seu cabelo CLIQUE AQUI para descobrir.

Como fazer?

A técnica consiste em, aplicar óleo desde a raiz até as pontas, massageando o couro cabeludo e os fios do cabelo para que possam absorver os nutrientes dos óleos. Aplica-se o óleo nos cabelos sujos algumas horas antes da lavagem (normalmente duas horas), ou, se preferir, pode aplicar o óleo antes de dormir, usando uma touca de banho, papel filme ou alguma outra coisa que impeça que o óleo escorra e molhe seu travesseiro, após isso é só lavar os fios normalmente quando acordar.

Mas quais os benefícios?

A massagem com óleos no couro cabeludo traz benefícios como: auxílio no crescimento saudável dos fios, combate o ressecamento no couro cabeludo, alívio de stress, entre outros...
quando feita da maneira certa, a umectação proporciona brilho, redução do frizz, maciez e uma maior definição de cachos.

Ok! posso usar qualquer óleo?

Não! Os óleos usados devem ser 100% vegetais, e CUIDADO, óleos de mercado, feitos para cabelo, na maioria das vezes não são óleos 100% vegetais, muitas vezes nem possuem óleos vegetais na composição, São óleos minerais (retirados do petróleo) e não trazem nenhum benefício real ao cabelo.

Então quais óleos posso usar por exemplo?

Há algumas opções acessíveis como azeite de oliva (de preferência extra virgem), óleo de coco e o óleo de rícino, cada um traz benefícios diferentes. 
O óleo de rícino (vendido em farmácias como laxante) além de ser bem baratinho auxilia no crescimento dos fios e fortalece os cabelos, o óleo de coco é excelente para massagem no couro cabeludo e é um dos poucos óleos que tem a capacidade de penetrar nos fios, o azeite de oliva também tem a capacidade de penetrar nos fios além de ser excelente para reduzir pontas duplas e dar brilho aos fios. Além desses existem várias outras opções de óleos vegetais para serem usados, e o que todos eles têm em comum é que selam a cutícula do fio, mantendo a hidratação por mais tempo.
Exemplos de óleos 100% vegetais.

Cuidado com os excessos

A recomendação que que a umectação seja feita uma vez por semana, é importante também fazer hidratações, já que os cabelos tem outras necessidades além de óleo.
O excesso de óleo pode deixar os fios muito pesados e o excesso de oleosidade no couro cabeludo pode causar seborreia.


Fácil de fazer, com produtos acessíveis e um resultado incrível... não há desculpas para não fazer não é mesmo?


Um comentário: