domingo, 22 de janeiro de 2017

Como hidratar o cabelo da forma certa

Comprou aquela máscara de tratamento com uma promessa incrível, usou e achou que não fez nenhuma diferença, ou, até que ressecou os fios? bom! esse pode não ser um problema da máscara de tratamento. Você sabia que se o tratamento não for feito da forma correta, ele pode causar até o efeito reverso? Veja aqui os cuidados a se tomar para obter um bom resultado em qualquer tratamento.


Olhando os componentes do produto

Uma boa escolha dos produtos é o primeiro passo

É importante usar produtos para o seu tipo de cabelo, ou com agentes que ele se adapta bem. Cabelos crespos e cacheados são naturalmente secos e tem maior necessidade de óleos, então produtos para cabelos secos/ressecados e produtos que contenham muitos óleos, tendem a se adaptar bem a esse tipo.

A hora do shampoo é muito importante

O shampoo é a primeira etapa do processo, ele vem para limpar os fios e deixá-los prontos para receber o tratamento, mas o uso errado dos shampoos pode causar o ressecamento excessivo dos fios. A forma correta de aplicar o produto é: Aplicar somente no couro cabeludo e ir massageando suavemente com a ponta dos dedos, depois enxaguar, geralmente é necessário fazer o processo uma segunda vez. 

É no couro cabeludo que se encontra o acúmulo de oleosidade, então é lá que se deve aplicar o produto e fazer a massagem. Geralmente para nós que temos os cabelos curtos a espuma envolve todo o cabelo, mas pra quem tem os cabelos maiores, no momento da massagem, a espuma não deve ser levada para o comprimento do cabelo, ela só deve entrar em contato com o resto dos fios na hora do enxague.

Por favor, não coloque a mão dentro do pote.

A nossa mão é lotada de bacteriazinhas, mesmo tendo lavado recentemente, e quando você põe a mão dentro do pote para pegar a máscara, essas bactérias ficam lá dentro se reproduzindo e se alimentando dos nutrientes da máscara.
Não queremos que a máscara perca o efeito, não é mesmo? Então, antes de lavar o cabelo, é só usar uma espátula ou colher para pegar a quantidade certa para seu cabelo e transferir para outro recipiente.

OBS: Se for fazer alguma misturinha, não mecha com colher de metal, isso pode alterar a eficiência da hidratação.
Espátula plástica para cremes de tratamento

Úmido sim, encharcado não!

Água demais acaba dissolvendo o produto e diminuindo muito seu efeito, o melhor a se fazer é retirar o excesso de água com as mãos e depois apertar o cabelo com uma toalha pra tirar o máximo de água possível, apertar, não esfregar. depois disso é só partir para a aplicação.

Não é só passar, tem que massagear

No momento da aplicação, você deve se certificar que passou o produto em todos os fios, desembaraçar com um pente ou escova enquanto o produto está no cabelo é uma boa forma de garantir isso, além de ser a melhor hora para desembaraçar, já que a emoliência da máscara ajuda nesse processo.

Depois de desembaraçar é hora de partir para o Enluvamento. Enluvamento é uma massagem feita com movimentos repetitivos nas mechas do cabelo. Se o cabelo for curto, basta passar a mão aberta pelos cabelos "penteando-os" para trás repetidamente (de 15 a 20 vezes), isso deve ser feito no cabelo INTEIRO. Se o cabelo for maior (nos obros por exemplo), deve-se pegar as mechas e "puxá-las" para baixo repetidamente, não precisa ser forte, basta segurar a mecha perto da raiz e ir deslizando as mãos até as pontas, também de 15 a 20 vezes por todo o cabelo.

O enluvamento é fundamental para que a máscara consiga penetrar no fio e cumprir sua função que é repor nutrientes nos nossos fios.

A temperatura da água determina a qualidade do tratamento

Em todas as lavagens, a água deve ser sempre FRIA. A água quente resseca os cabelos, deixa-os embaraçados, opacos e ásperos, também deixa as cutículas do cabelo abertas e por isso a hidratação não fica segura nos fios. A água fria causa o efeito contrário, por isso ela é fundamental para nosso cabelo.

Sim, tem que usar touca!

Na verdade, algo para gerar calor úmido. Se não tiver touca plástica ou de alumínio, vale improvizar com sacola plástica, papel alumínio, papel filme... O importante mesmo é manter esse calor úmido pra manter as cutículas do cabelo abertas e potencializar o efeito da máscara.

A máscara faz sim efeito sem o uso da touca, mas, se com ela nós temos um resultado bem melhor, por que não usá-la, não é mesmo?

Tempo do produto nos fios

O tempo que o produto deve ficar no cabelo é o tempo que está indicado na embalagem. Os químicos fazem muitos testes para saber que aquele é o tempo que a máscara vai dar o melhor resultado no cabelo, ficar mais tempo pode até ressecar os fios. Para máscaras que não discriminam tempo, o tempo indicado é de 20 a 30 minutos, não passe disso.

Condicionador faz parte

O condicionador vem para selar as cutículas após a hidratação, pois ele tem o PH mais ácido, deve ser aplicado sempre DEPOIS da máscara de tratamento, nunca antes.

Cabelos mais lisos podem pesar um pouco ao usar condicionador após a máscara. mas cabelos ondulados, cacheados e crespos não tem tanto essa característica. 

Uma alternativa ao condicionador, é fazer uma mistura com água e vinagre de maçã (meia xícara de vinagre de maçã + 3 xícaras de água) misture esses ingredientes e após a máscara de tratamento, enxágue o cabelo com a mistura.


Até parece que isso é muita coisa, mas na verdade são só cuidados a se tomar, e fazem TODA diferença. Então agora que você ja sabe a melhor forma de hidratar seus cabelos, mãos à obra!

Veja também:

  1. Quer combater o ressecamento? Conheça a "Umectação Capilar"
  2. 5 dicas de como definir o cabelo cacheado

Nenhum comentário:

Postar um comentário